De janeiro de 2021 a maio de 2024, a Transcon sinalizou 1.332 vias entre intervenções verticais e horizontais, atendendo às solicitações de pinturas de faixas de pedestres, instalação de placas, entre outras, feitas pela população e pelas administrações regionais. Ao todo, neste período, foram implantadas e revitalizadas mais de 23 mil sinalizações. As ações refletem o compromisso com a segurança de motoristas e pedestres, bem com a fluidez do trânsito.
Foram mais de 73 mil metros quadrados de pinturas realizadas e 14 mil placas implantadas. A autarquia recebe as solicitações de intervenções, que chegam das oito administrações regionais do município, e analisa as demandas considerando fatores como o tipo e volume de tráfego, riscos de acidentes, visibilidade, fluidez do trânsito, entre outros.
Sinalizações instaladas nas vias garantem mais segurança a motoristas e pedestres que circulam pela cidade - Fotos: equipe Transcon/PMC (1) e Gabriela Gomes/PMC (2)
Após aprovadas, seguem para a produção de projetos e, na sequência, execução. Caso alguma demanda não seja aprovada num primeiro momento, ela segue para uma segunda análise. O compromisso é com a população, que já sente os benefícios.
É o caso do morador da Vila São Paulo, Fernando da Silva, que ficou muito satisfeito com a implantação da faixa de pedestres e dois quebra-molas na avenida Teresa Cristina. “Eu e meu filho atravessamos todos os dias, de segunda a sexta, para ir à escola. A gente agradece à Prefeitura e à Transcon pelo trabalho maravilhoso”, afirmou.
Essa, e as inúmeras intervenções realizadas no período, trazem mais segurança e conforto no deslocamento da população. É o caso das novas sinalizações no entorno das praças do Cinco, no bairro Cinco, e Belarmino de Souza, no Xangri-lá; o sentido único na rua José Augusto Chaves, no bairro Xangri-lá; a proibição de estacionamento na rua Lúcia Muniz, no Nacional, entre outras.
Como solicitar sinalizações?
As solicitações podem ser feitas pelo email at.regional.transcon@contagem.mg.gov.br ou por meio do site da Transcon, na aba de “Atendimento ao Cidadão”.